Bem-vindo ao site do PAB


O Plano de Ação Brasileiro de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca (PAB) tem intuito de propor e planejar ações estratégicas concretas de curto, médio e longo prazos para combater a desertificação, mitigar os efeitos das secas e prevenir e reverter os quadros de degradação da terra.

Com esse propósito, foram realizados 10 seminários estaduais e quatro regionais (Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte), com objetivo de ter um panorama dos contextos regionais e territoriais para a construção do PAB. Os seminários serão os elementos centrais de conexão entre os diferentes segmentos da sociedade. Governos municipais, estaduais e federal, sociedade civil e setor empresarial estarão juntos discutindo conjunturas, propostas e metas de ação.

Acompanhe as ações do PAB


Neste portal você poderá acompanhar as ações do PAB, bem como ter acesso a notícias, fotos, vídeos, entrevistas e depoimentos do processo de atualização e construção do plano.

Documentos


Acesse os principais documentos relacionados ao Plano de Ação Brasileiro de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca (PAB) e fortaleça as ações.

Matérias e notícias

Mais notícias

30 de Setembro de 2024 às 23:08

Primeira versão do PAB em construção

A equipe de coordenação do Plano de Ação Brasileira de Combate à Desertificação e Mitigação aos Efeitos da Seca (PAB), bolsistas e colaboradores têm se reunido sistematicamente na Universidade Federal de Campina Grande (UFG), na sede do Observatório da Caatinga e Desertificação (OCA), para trabalhar a primeira versão do PAB. O documento deverá ser apresentado à Coordenação Nacional de Combate à Desertificação do MMA na primeira quinzena de setembro. O último desses encontros aconteceu de 21 a … Leia mais +
30 de Setembro de 2024 às 23:06

Porto Alegre recebe Seminário Regional para debater o PAB

Por Mariana ReisPorto Alegre (RS) foi a última cidade a receber os seminários regionais do Plano de Ação de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca (PAB), nos dias 27 e 28 de agosto. A realização do seminário uniu esforços da equipe de coordenação nacional do PAB, com a participação dos pesquisadores Aldrin Pérez, do Instituto Nacional do Semiárido (INSA) e John Cunha da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), e da equipe local, que envolveu os professores Cátia Grisa e … Leia mais +
30 de Setembro de 2024 às 23:00

Desertificação: Brasil elabora novo plano de ação diante de avanço de áreas áridas

Identificação de novas regiões atingidas é um dos diagnósticos em debate neste Dia Mundial de Combate à DesertificaçãoDaniel Lamir | Brasil de Fato | 17/06/2024A cada segundo, uma área equivalente a quatro campos de futebol com solo saudável se transforma em espaço degradado no planeta. Esse dado foi anunciado pelo secretário-geral das Nações Unidas (ONU), António Guterres, nesta segunda-feira (17), data em que é celebrado o Dia Mundial de Combate à Desertificação. O tom de alerta em escala mu … Leia mais +

Realização


Marcas de Realização do PAB. Marcas da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Universidade Federal do Piauí (UFPI), Ministério da Educação e Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), através do Departamento de Combate à Desertificação, da Secretaria Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais e Desenvolvimento Rural Sustentável da da Secretaria Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais e Desenvolvimento Rural Sustentável (SNPCT).

A construção do 2° PAB é uma iniciativa conjunta do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), através do Departamento de Combate à Desertificação, da Secretaria Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais e Desenvolvimento Rural Sustentável (SNPCT), em colaboração em parceria com a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), e o apoio Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) e da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e o Ministério da Educação.

A Iniciativa também conta com parceiros locais e regionais que estão apoiando a realização nos estados, dentre eles a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Universidade Federal do Piauí (UFPI), os Governos dos Estados do Nordeste e Minas Gerais, universidades, institutos federais e a Articulação Semiárido Brasileiro (ASA).